INFRAESTRUTURA URBANA



Infraestrutura Urbana é o conjunto de sistemas urbanos e serviços básicos indispensáveis para o perfeito funcionamento de uma cidade ou sociedade.

Projetos de Sistemas de Abastecimento de Água:

O sistema de abastecimento de água é definido como o conjunto de obras, dispositivos e serviços, destinados ao abastecimento de água potável para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial, dentre outros usos. Este sistema é caracterizado pela retirada da água da natureza para adequação de sua qualidade e posterior distribuição. Dentre as obras que compõem o sistema estão: captação de água bruta em mananciais, superficiais ou subterrâneos, adutoras, boosters e estações elevatórias de água (EEA), estação de tratamento de água (ETA), centros de reservação, rede de distribuição e ligações domiciliares. Para redes urbanas, também são previstas redes para atendimento de hidrômetros, conforme recomendações do Corpo de Bombeiros.


Projetos de Sistemas de Esgotamento Sanitário:

O sistema esgotamento sanitário é responsável pela coleta, tratamento e destinação final de esgotos sanitários, de modo contínuo e higienicamente seguro. Este sistema é constituído pelas ligações domiciliares, rede coletora de esgotos, poços de visita, coletores troncos, interceptores, estação elevatória de esgoto (EEE), linhas de recalque, estação de tratamento de esgoto (ETE) e emissário final, com lançamento em corpos hídricos. Os projetos podem incluir, ainda, soluções sustentáveis como o reúso de águas cinzas (aquelas provenientes, por exemplo, dos usos de chuveiros, pias, tanques e máquinas de lavar) para usos não potáveis (como lavagem de pisos e descargas sanitárias). Conforme Lei nº 9.433/97, o “lançamento em corpos de água de esgotos e demais resíduos líquidos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final”, está sujeito à outorga de diluição de efluentes pelo poder público. A vazão de referência, geralmente, definida para o cálculo da disponibilidade hídrica superficial é a chamada Q7,10 - vazão mínima de sete dias com período de recorrência de 10 anos.


Projetos de Sistemas de Drenagem Urbana:

O sistema de microdrenagem ou drenagem inicial, é o conjunto de dispositivos projetados para captar e conduzir as águas pluviais, composto, pelas vias, meios-fios, sarjetas, sarjetões, bocas de lobo, caixas de ligação, poços de visita, galerias de águas pluviais e, podendo ser necessários, também, microrreservatórios de amortecimento, pequenos canais e estações elevatórias de drenagem. Esse sistema é dimensionado para o escoamento de águas pluviais oriundas de chuvas mais frequentes, cuja ocorrência tem um tempo de recorrência ou retorno (TR) de até 10 anos ou conforme recomendação do órgão de aprovação.

Ao longo das últimas décadas, tem se difundido um conceito de controle estrutural alternativo ao tradicional, denominado de BMPs (Best Management Practices). São técnicas que objetivam o controle do excesso de escoamento superficial o mais próximo possível de sua fonte, visando a sustentabilidade da bacia hidrográfica, inclusive com possibilidade de aproveitamento das águas pluviais, para fins não potáveis. Desta forma, as soluções de drenagem urbana sustentável são utilizadas integrando-se às medidas estruturais e não-estruturais, para a mitigar os efeitos negativos do escoamento, através de dispositivos de interceptação, armazenamento ou infiltração das águas pluviais. O estudo adequado dos sistemas de drenagem de águas pluviais urbanas é importante para se evitar possíveis alagamentos, eliminando, por exemplo, problemas de interferências no tráfego de pedestres e de veículos e, também, prevenindo os prejuízos causados às propriedades públicas e privadas. O funcionamento ideal do sistema de microdrenagem, depende não apenas de um bom projeto e uma execução cuidadosa das obras, mas também da manutenção do sistema, com limpeza e desobstrução dos seus dispositivos.


Projetos de Terraplenagem:

A terraplenagem é o conjunto de serviços, como movimentação de terra com cortes e aterros, que objetivam adequar o terreno para implantação de um empreendimento. Os serviços de terraplenagem são baseados, principalmente, no levantamento planialtimétrico da área, na investigação geotécnica do terreno e na planta de implantação do empreendimento. O projeto de terraplenagem apresenta os dados necessários para conformação do terreno e implantação da obra, como, por exemplo: as curvas de nível de projeto, plantas, seções, perfis, platôs, taludes e rampas, cortes e aterros, muros de arrimo, quantidades de movimentação de terra e necessidade de empréstimos e/ou bota-fora, além de detalhes peculiares de cada obra.

© 2018InfraSANTodos os direitos reservados.

wf design